Alfa bisabolol: mais calma para a nossa pele - Chloris Cosmética

Alfa bisabolol: mais calma para a nossa pele

Com tantas opções de cosméticos no mercado fica difícil conhecer todos os ingredientes, não é mesmo? Por esse motivo, vamos falar mais sobre esse ativo tão poderoso, o alfa bisabolol.

Em primeiro lugar, é importante saber que o alfa bisabolol é um princípio ativo que pode ser de origem sintética ou botânica. Porém, veja só que máximo: há toda uma literatura científica que comprova que a eficácia do ativo de origem botânica é duas vezes maior do que a de origem sintética!

Por sua vez, entre ativos de origem botânica, temos o alfa bisabolol extraído da camomila e o extraído da candeia. O alfa bisabolol extraído da camomila, possui apenas 30% de princípio ativo. O ingrediente extraído da candeia tem 95% de pureza.

Então, claro que a Chloris optou pelo alfa bisabolol extraído da candeia, uma árvore nativa da Mata Atlântica brasileira. Além disso, nosso fornecedor, a ATINA, possui o respeitado selo ECOCERT, que garante a extração sustentável, portanto, sem prejuízos à cadeia de produção e ao meio ambiente.

Mas, afinal, porque colocar o alfa bisabolol em um cosmético?

De acordo com diversas pesquisas, o ativo alfa bisabolol possui muitas propriedades como, por exemplo, a ação anti-inflamatória e a de melhorar os danos causados na pele por exposição à radiação ultravioleta (UV). Além disso, possui efeitos antioxidante, antibacteriano e despigmentante, por inibir a atividade da tirosinase.

Eu ouvi "despigmentante"? Então ele diminui as olheiras?

A resposta é sim! Isso acontece porque o alfa bisabolol tem a capacidade de tratar dois tipos de olheiras. Por possuir uma ação anti-inflamatória, trata a olheira do tipo vascular, impedindo o inchaço e melhorando a vascularização da área tratada. Além disso, por promover a inibição do processo de tirosinase, inibe a produção e acúmulo de melanina que é responsável pelo escurecimento da pele. Não é demais?

Alfa bisabolol alivia os sintomas associados ao eczema, dermatites e irritações pronunciadas.

 O alfa bisabolol atua inibindo a 5-lipoxigenase interferindo logo no início de uma cascata de reações complexas ligadas ao mecanismo de inflamação.

Combate e previne o surgimento das manchas.

Ele inibe a síntese de melanina bloqueando a estimulação de melanócito e também interfere na expressão da enzima tirosinase, que é responsável pelo início da melanogênese. É importante ressaltar que para termos o efeito “clareador” é necessário proteger a pele dos raios solares com o uso do protetor solar.

E ainda tem mais!

Além de tudo isso, o alfa bisabolol é antisséptico e cicatrizante. Diversos estudos mostram que o produto reduz consideravelmente o tempo de recuperação da pele lesionada.

O alfa bisabolol ainda é bactericida sendo, portanto, indicado em casos de pequenas lesões cutâneas, inflamações e queimaduras leves.

Enfim, é por tudo isso que a Chloris não poderia deixar de usar o alfa bisabolol, este ingrediente maravilhoso, na formulação dos seus hidratantes faciais. Ele está presente combinado com dois outros principais ingredientes. Cada qual de acordo com o tipo de pele de cada pessoa. Um é o extrato de chá verde, ideal para peles mistas a oleosas e outro, por sua vez,  foi harmonizado com o óleo de rosa mosqueta, que é perfeito para peles normais a secas. A gente tem um blog falando sobre as pripriedade do óleo de rosa mosqueta. Confere lá!

Gostou destas informações? Nos próximos blogs vamos falar de outros ativos usados nos cosméticos da Chloris, mais detalhadamente. Acompanhe a gente!

E olha, a gente sempre vai lembrar que o ideal é consultar o seu dermatologista, com frequência. Isso é muito importante. Vá a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano, mesmo que você não esteja identificando problemas no momento. Combinado?

Deixe um comentário

Os comentários precisam ser aprovados antes da publicação.